Menu fechado

Quais os Passos Para uma Negociação Bem Feita?

Como negociar de forma estruturada e eficiente? 
A negociação é um processo de comunicação que precisa ser eficiente e bem conduzido para que duas ou mais pessoas possam decidir sobre determinado assunto que sozinho não se obteria. Assim, a negociação se volta para a obtenção de um acordo entre as partes que contemple ganhos mútuos, favorecendo os interesses comuns de ambas, mas sem deixar de considerar os interesses opostos.

Dominar essa habilidade não apenas facilita a resolução de conflitos de maneira mais fluida, básica, elementar e menos custosa aos envolvidos, mas também cria resultados mais sensatos. Já que o interesse não é predatório.

É importante que se saiba que a negociação pode ocorrer em vários contextos, ou seja, podemos ter negociações mesmo em casos litigiosos, basta que se saiba conduzir uma negociação de forma assertiva e técnica para que ela ocorra. É preciso que aquele que conduz a negociação faça uma boa leitura prévia do cenário e dos interesses das partes envolvidas a fim de captar as reais necessidades de seu cliente. O que não quer dizer que não haja um ambiente em que percepções, posições e interesses estejam em conflito, mas independentemente da percepção do outro como opositor ou adversário, há sempre questões a se responder e opções a fazer.

O ato de negociar para realizar um interesse pressupõe, naturalmente, a presença e a disposição das pessoas capazes de satisfazê-lo. Para que se obtenha uma boa negociação são necessárias algumas diretrizes. Quais sejam:

  1.  Separar as pessoas dos problemas, gerando comunicação entre os envolvidos;
  2. Não negociar por posições e sim por interesses, evidenciando os seus e reconhecendo os do outro;
  3. Praticar a escuta ativa para atingir o acordo;
  4. Construir caminhos/opções que possam alcançar os interesses expostos das partes;
  5. Não ceder à pressão, manipulação ou ameaças;
  6. Buscar a melhor alternativa para a realização do acordo, mas também a melhor alternativa caso este não aconteça;
  7. Reconstruir a relação entre as partes para que se perpetue o cumprimento do acordo.

Compreender esses arranjos negociais e aplicá-los permite que os direitos das partes sejam reconhecidos consensualmente e os interesses de ambos sejam atendidos de forma muito mais efetiva.

✨A negociação atende aos anseios da parte de forma muito mais intensificada do que o Judiciário consegue atingir, afinal, é a própria parte definindo seus desejos e as consequências de seus arranjos contratuais.✨

Se você precisa de uma negociação com eficiência, nos procure!