Casal é condenado a pagar R$ 150 mil por devolver criança após adoção.
No dia 10/06/2020, um casal de SP foi condenado pelo TJSP a pagar R$ 150 mil a um garoto por devolvê-lo após adoção. O garoto que possuía 11 anos de idade, chegou a ficar 1 ano e 9 meses com o casal.
O casal teria dito que tinha adotado o garoto com objetivo de dar uma condição de vida a ele. Mas, alegaram que a situação teria ficado insustentável pois ele era rebelde e apresentava uma comportamento “agressivo, desafiador e temerário”.
A desembargadora responsável pelo processo constatou que o menor já havia desenvolvido vínculos afetivos com a família adotiva quando foi “devolvido”.
A reflexão que gostaríamos de propor é a seguinte: Adoção é coisa séria! Estamos falando de vidas que, muito provavelmente, já sofreram com o abandono e têm que lidar com esse trauma novamente. Segundo uma pesquisa do Estadão apenas 1% dos pais aceita crianças acima dos 10 anos!
A adoção tardia pode, de fato, se mostrar um desafio para os pais, que têm que lidar com as expectativas sobre aquele menor, mas é preciso, acima de tudo, ter responsabilidade e consciência que estamos falando de uma vida. Afinal, se você passou por um longo e burocrático processo de adoção, aquela criança se tornou seu filho.